Carregando...


X

Origem

Foram os monjes que difundiram a cultura vinícola por La Rioja (norte da Espanha) na Idade Média. Desde então La Rioja demonstra muita preocupação com a qualidade de seus vinhos. Em 1635 o prefeito de Logroño proibiu a passagem de carruagens pelas ruas próximas às adegas temendo que a vibração destes veículos pudessem alterar as condições de produção do vinho. A primeira referência documental referente à proteção da qualidade e garantia dos vinhos de Rioja data de 1650, ainda que já em 1102, o Rei Sancho de Navarra reconhecia juridicamente os prestigiosos vinhos de Rioja. 

Em 1787 foi criada a Real Sociedad Económica de Cosecheros de Rioja, cujo objetivo era incentivar o cultivo da videira, a elaboração do vinho e o desenvolvimento de seu comércio. Em 1902 foi promulgada uma Real Orden que definia a origem para sua aplicação nos vinhos de Rioja. Em 1926 foi criado o Consejo Regulador, cuja missão era delimitar a área de La Rioja, controlar a expedição da garantia e recomendar as mediadas legais que se tomariam contra os usurpadores e falsificadores do nome "Rioja", contudo, só em 1953 esse organismo foi legalmente estruturado. Em 1970 foi aprovado o regulamento da Denominação de Origem. 

Depois de um duradouro processo em que a Denominação de Origem "Rioja" lutou sempre pela qualidade e controle da origem, esse esforço alcançou seu reconhecimento. No dia 3 de abril de 1991 uma Ordem Ministerial outorgou o caráter de Qualificação da Denominação de Origem "Rioja", primeira e única na Espanha. 

© 2011 - Cava de Vinhos LTDA - Todos os direitos reservados
Petrópolis RJ - (24) 2222-1990 | 9.9225-6803 (claro)
Desenvolvido pela WEB IDEAS